O alojamento local é um setor do turismo que está em voga e a sua evolução é bastante promissora, principalmente em Portugal, onde a prática desta atividade é uma tendência.

Todos querem apostar nesta área, sejam eles proprietários, empresas de mediação imobiliária, gestores de imóveis ou outros prestadores de serviços.

Contudo, perante este cenário, a oferta de espaços disponíveis para arrendamento de curta duração multiplicou de tal forma que, os proprietários estão dispostos a recorrerem a soluções mais eficientes para a gestão do seu alojamento local.

Grande parte dos proprietários optam por rentabilizar os seus imóveis diretamente, sem intermediários. No entanto, é possível otimizar custos e maximizar resultados se contratar um serviço externo e especializado na gestão de alojamento local.

Conheça os prós e contras de recorrer a um profissional para gerir o seu AL!

Vantagens


Anúncios mais vistosos e com qualidade

Por norma, as empresas gestoras de espaços destinados ao Arrendamento Turístico são mais experientes e possuem competências específicas, que permitem a criação de conteúdos e imagens mais apelativas, bem como a aplicação de preços ajustados e estratégicos.

Quanto maior for o seu destaque, mais irá faturar

Os anúncios promovidos por empresas especializadas e reconhecidas no mercado, já com um portefólio alargado de imóveis, tendencialmente irão superar anúncios idênticos, mas que são publicados por proprietários independentes. Nestes casos, o aumento da faturação será visível, principalmente nos primeiros meses.

Welcome Kit e profissionalismo na comunicação com Hóspedes

Nesta atividade, é importante que a relação com os hóspedes seja cuidada e profissional, especialmente quando existem situações mais difíceis e que exigem uma atenção imediata. O tipo de comunicação irá definir se a reserva é concluída ou não.

A receção do hóspede (check-in) é o momento mais crítico e que determina o grau de satisfação do cliente e a qualidade das reviews que serão feitas posteriormente. Assim sendo, é obrigatório causar boa impressão! Os especialistas por norma disponibilizam um pack ou um Welcome Kit, onde além de informação útil, mapas e dicas, incluem alguns petiscos, queijo ou vinho da região.

Gestão e controlo do negócio

As empresas gestoras de espaços destinados ao alojamento local usam plataformas próprias para este tipo de serviço, que possibilita aos proprietários verificar a evolução do seu negócio, acedendo ao seu calendário, mapa de reservas, informações sobre os hóspedes, faturação, entre outros.

Espaço decorado e equipado

Decorar espaços para arrendamento de curta duração requer alguns cuidados e atenção. É importante assegurar um ambiente acolhedor, vistoso e funcional, respeitando um determinado budget.

Questões logísticas: Limpeza, Check-In, Check-Out, Inventário

Toda a logística associada à gestão profissional de um alojamento local deve ser garantida 24h/7. Desta forma, estará assegurada a preparação do espaço, receção, segurança e satisfação dos hóspedes.

Estratégia de Parcerias e Marketing

Um especialista em gestão de AL, além de estar fortemente presente na internet (website e redes sociais), por norma recorre a um CRM ou soluções de e-mail marketing que permitem atrair clientes e parceiros de forma mais eficaz.

Pack de serviços extra

Associados à gestão de AL profissional, habitualmente existem pack’s de serviços extra que complementam a experiência do hóspede, potenciando a fidelização e reviews favoráveis. Exemplos: transfers, restaurantes, pontos turísticos, saúde, tours e outros.

Burocracias inerentes à atividade

É importante que não exista incumprimento dos requisitos legais inerentes à faturação, cobrança de taxas municipais e registos no SEF.

Otimização Fiscal

O proprietário apenas é obrigado a declarar no IRS o seu rendimento liquido, após descontar a comissão do profissional que trata da gestão do alojamento local.

Desvantagens


Pouco contacto com os seus hóspedes

Existem proprietários que apreciam a relação que criam com os hóspedes, mesmo quando a receção destes é tardia ou sem aviso.

Margem menor

Ao contratar um serviço de gestão externo, o proprietário terá de pagar uma comissão ao profissional que gere o seu espaço.

Custos inevitáveis

Existem custos da responsabilidade dos proprietários que, por vezes, não são acordados e descritos de forma clara. Assim, recomenda-se que ao contratar um profissional para gerir o seu alojamento local, verifique que serviços estão disponíveis no seu imóvel e quais os custos associados (operadoras de TV, internet, manutenções, eletricidade, água, outros).

Resumindo – Devo contratar um serviço externo para gerir o meu AL?

Além das vantagens e eventuais desvantagens de um serviço contratado, cada caso deverá ser analisado em particular.
Habitualmente, a empresa ou profissional especialista em arrendamento turístico tem a capacidade de verificar, juntamente com o proprietário, a eventual rentabilidade que o espaço atingirá.

Ficou com mais questões? Contacte-nos e teremos todo o gosto em ajudá-lo!
Peça já uma proposta para a gestão do seu alojamento local e rentabilize o seu espaço connosco!

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