A decoração do pinheiro de Natal marca o início da época festiva para muitas pessoas, sendo um marco desta época. Mas por mais que nos esforcemos, parece que nunca conseguimos criar nada parecido com o que se vê nos filmes e revistas,  acabamos por ficar um pouco desapontados com a decoração que fizemos. Para ajudar, deixamos-lhe aqui algumas dicas de como ter a sua árvore de Natal de sonho, com a colaboração do Habitissimo:

Escolha a árvore

Tem duas opções: ou compra um pinheiro natural, ou um artificial. O pinheiro natural costuma ser mais bonito, mas deve ser cuidado, como qualquer outra planta. Assim, certifique-se que o coloca num local com muita luz natural e regue-o pelo menos 3 vezes por semana. Certifique-se também que o pinheiro é simétrico e que tem uma ponteira bem definida. Se optar por algo artificial, não precisará de tantos cuidados, já que estas árvores duram muitos anos, são igualmente bonitas, existem muitas opções no mercado, são práticas, modernas e mais baratas do que as opções naturais.

Pense no tamanho e posição do pinheiro

É importante que o pinheiro de Natal se torne parte da decoração, e não algo que esteja a mais no espaço. Assim, pense no tamanho que mais se adequa ao local onde vai colocar o pinheiro. Um exemplar que seja grande fica bem em espaços grandes e altos, e os menores são ideais para apartamentos e locais mais reduzidos. A posição do pinheiro também é importante: este não deve atrapalhar a circulação das pessoas nem saturar o ambiente. Regra geral, um pinheiro maior colocado perto de uma janela e alguns menores em mesinhas auxiliares ajudam a compor a decoração sem tornar tudo avassalador.

Decore a base

Um pinheiro natural adquire-se plantado num vaso comum, que pode ser decorado com tecido, papel ou até ser colocado dentro de outro vaso mais elegante. Os pinheiros artificiais contam com uma armação na base, que pode também ser decorada com tapetes ou colocada num vaso ou caixa. Em ambos os casos, a opção que mais complementa o espírito festivo é a colocação dos presentes na base do pinheiro. Podem ser presentes verdadeiros ou presentes apenas decorativos, mas certamente que ajudam a que tenha uma árvore de sonho!

Um estilo decorativo

O seu pinheiro de Natal não tem de ter a mesma cor que a decoração da sua casa, mas deve estar em concordância com a mesma, para que o efeito visual não seja demasiado contrastante. Se quer algo mais tradicional e elegante, enfeite a árvore com tons neutros. Se quiser algo descontraído e moderno, aposte nas cores, como o prateado, vermelho e dourado. A imaginação não deve ter limites, por isso revele a sua veia criativa e decore tudo ao seu gosto.

Coloque as luzes

As primeiras coisas a serem colocadas na árvore são as luzes. Se o pinheiro for natural, tente escolher luzes LED, já que estas não aquecem e danificam a árvore.  Escolha as cores que deseja que iluminem o pinheiro e comece a colocá-las de baixo para cima, de forma a garantir que a sua distribuição é uniforme e que os fios não ficam muito visíveis. Desta forma, cria um efeito visual bonito e interessante, que ajudará a destacar os enfeites que colocará de seguida.

Enfeites de Natal

Esta é a parte mais divertida de decorar a árvore! Escolha os enfeites de que mais gosta, nas cores e tamanhos que desejar, e de seguida coloque-os no pinheiro. Deixe as luzes da árvore acesas para esta tarefa, para que possa ver os locais que estão mais vazios. Vá espalhando os elementos decorativos mais comuns, como as bolas, por todo o pinheiro, e depois passe para as decorações diferenciadas. Posicione os enfeites mais pesados do meio para baixo e os mais leves no topo, e inclua enfeites no interior da árvore e não apenas nas pontas.

O toque final

Para terminar, coroe a sua árvore com uma ponteira adequada ao tema. Pode ser uma estrela, alguns sinos ou até mesmo um Pai Natal, dependendo da decoração que escolheu e do seu gosto pessoal. Laços de fita e flores artificiais também ficam muito bem e são fáceis de fazer, adaptando-se a todos os tamanhos. Assim, a sua árvore estará pronta a receber os presentes e o espírito natalício ficará mais vivo no seu lar!

Apoio: Habitissimo

Privacy Preference Center

Analíticos

Utilizamos estes cookies para recolher dados estatísticos.

__utma,__utmb,__utmc,__utmt_t2,__utmz

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?