Por vezes, escolher a cor (ou cores) para decorar a nossa casa pode tornar-se uma dor de cabeça. Mesmo que nos deixemos levar pelo nosso gosto pessoal, muitas das cores de que gostamos não combinam entre si e estragam o ambiente. Além disso, as “regras”de decoração dizem que os tons claros são recomendados para divisões pequenas e pouco iluminadas e que os tons escuros ficam melhor em sítios espaçosos.

De qualquer forma, caso esteja a pensar em mudar a decoração de uma divisão da sua casa, como cozinha ou sala, mostramos-lhe 6 combinações de cores que funcionam muito bem juntas!

O clássico preto e branco

Embora uma nota de cor fique sempre bem, utilizar preto e branco na decoração é uma opção que nunca ficará mal. O preto é conhecido por dar um toque de elegância, sobriedade e sofisticação. Por sua vez, o branco transmite serenidade, luminosidade e torna os ambientes agradáveis. Ambas combinam com qualquer outra cor que escolha e, se se cansar de ter apenas os dois tons, pode sempre dar um toque de alegria com outras cores nos tecidos.

EnjoyPortugal Sala EnjoyPortugal WC

Castanho e azul: outro clássico

Outro grande clássico da decoração no que toca a cores é o castanho e azul. São duas cores que se complementam muito bem, já que o azul é um tom frio e o castanho um tom quente. Para além disso, existem muitas variantes destas cores, desde os azuis intensos com castanhos claros, a um tom de chocolate puro combinado com turquesas brilhantes. É uma combinação que se pode encaixar perfeitamente numa decoração inspirada no mar, devendo no entanto controlar a energia dada por estas cores com uns toques de branco.

Sala_ep_03 Sala_ep_04

Tons da natureza: verde e amarelo

Provavelmente, muita gente não pensaria que o verde e o amarelo combinassem tão bem, mas na verdade, como são duas cores que evocam a natureza, adaptam-se muito bem juntas e criam um ambiente alegre. O amarelo faz lembrar os campos de trigo e o sol; por sua vez, o verde lembra o mundo vegetal. Invista em apontamentos na cor castanho e/ou branco, para conseguir um equilíbrio absoluto entre as duas cores.

quarto_ep_05 quarto_ep_06

Violeta, branco e dourado: crie tendências

Para o ano de 2018, a Pantone elegeu o violeta como cor do ano. Embora pareça complicado usá-la na decoração, é possível usar esta cor vibrante, forte e com personalidade nos ambientes da sua casa. Uma combinação interessante seria com o branco, já que este se poderia opor à força transmitida pelo violeta. Com pequenos toques dourados, o ambiente ficará ainda mais elegante e com um ar luxuoso.

 detalhes_ep_08 detalhes_ep_07

Um toque romântico : cinzento e rosa

Podemos dizer que esta combinação é outro clássico, já que esteve na moda durante os anos 80. Há alguns anos atrás, voltou em força na decoração, já que dá um efeito muito acolhedor ao ambiente. O cinzento é uma cor neutra, que pode ser combinada com qualquer outra cor. O rosa é delicado, feminino e leve. O melhor de tudo é que pode combinar qualquer tonalidade de cinzento com qualquer tom de rosa, que o efeito é sempre espetacular. Para além disso, é uma combinação de cores que pode ser usada em qualquer tipo de ambiente.

Quarto_ep_09 quarto_ep_10

Vermelho e laranja: energia e vitalidade

Apesar de serem ambas cores quentes e que transmitem força, não ficam mal juntas. Como o vermelho e o laranja estão muito próximas no círculo cromático, visualmente são muito parecidas. No entanto, devem ser usadas com peso e medida, sendo combinados com prudência e cabeça para não se exagerar e perder o equilíbrio na divisão. Tente misturar uma terceira cor, como o castanho, branco ou cinzento, para equilibrar e suavizar as coisas.

sala_ep_12

Cozinha_ep_11
Fonte: www.habitissimo.pt

Privacy Preference Center

Analíticos

Utilizamos estes cookies para recolher dados estatísticos.

__utma,__utmb,__utmc,__utmt_t2,__utmz

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?